100 Capítulos de “O Tempo Não Para” – Os Looks de Marocas


   
Na última sexta-feira, dia 23, O Tempo Não Para chegou ao seu centésimo capítulo! E é claro que eu não poderia deixar esse momento tão especial da novela passar despercebido, não é mesmo? Como noveleiro, eu devo dizer que estou muito FELIZ com o sucesso da trama, e com o bom desempenho que ela vem conquistando a cada capítulo. E isso tudo nada mais é do que a junção de brilhantes autores, diretores, atores e toda uma equipe que trabalha com responsabilidade para que o folhetim chegue com uma boa qualidade até nós. E nós, telespectadores, notamos quando as coisas estão sendo executadas com carinho, mesmo que haja algumas falhas pelo caminho, o que é absolutamente normal em uma novela. Mas para comemorar esses maravilhosos 100 capítulos, eu gostaria de focar naquela que chegou em nossos lares invadindo os nossos corações com todo o amor e carinho: MAROCAS! Te convido, assim, a fazer um passeio pela evolução FASHIONISTA da personagem de Juliana Paiva até aqui, nessa criativa obra de Mário Teixeira.
Vamos lá?
Nada melhor do que começar esse passeio falando um pouco sobre o estilo e os looks de Marocas. Eu amo o figurino da protagonista! E ela chegou chegando! Marocas passou bons capítulo do início da novela praticamente vestida com um único figurino: aquele longo vestido de época, que ela mesma havia criado, porque ela, desde sempre, foi uma grande estilista! Vocês se lembram? Pois é, aquele figurino dizia muito sobre a personagem, Marocas ainda era uma estranha neste novo século; uma estranha cheia de curiosidades para saber mais e mais sobre as modernidades que estavam se apresentando diante de seus olhos. E vê-la daquela forma era tão fofo!
Eu particularmente amava aquele vestido, porque ainda definia uma Marocas, de certa forma, ingênua, livre de qualquer contaminação com qualquer mau-caratismo das pessoas inescrupulosas da atualidade. Pois, com o passar do tempo, muita coisa havia mudado, inclusive a falta de honestidade e verdade das pessoas. Era incrível como uma simples peça de roupa significava muito para a composição da personagem, naquele primeiro instante de trama: era realmente como se estivessem separando os costumes e valores do século XIX dos costumes e valores do século XXI. Era um contraste GRITANTE!
Mas bastou uma voltinha pelas badaladas lojas de São Paulo, juntamente com Carmen, para que Marocas se encantasse com as novas tendências da MODA. E eu verdadeiramente senti uma dorzinha no coração, quando ela teve que abandonar aquele vestido para mudar de visual. Todo mundo sabia que isso ia acontecer, inclusive, eu acredito que todos estavam ansiosamente esperando por esse momento, porque Marocas não ia andar para sempre como uma garota do século retrasado. Ainda assim, eu não deixei de sentir a transformação dela, pois aquilo significava que aquela Maroquitas do passado estava deixando seu jeitinho ‘menina inocente e curiosa’ de lado, para fazer a personagem mergulhar no universo da atualidade, onde ela ia descobrir toda a podridão que o ser humano passou a deixar fazer parte de sua vida.
Então, eu me surpreendi, positivamente, com o que fizeram visualmente com a personagem: os figurinistas da novela deixaram Marocas ainda mais linda, quando optaram por fazer uma mescla do passado com o presente, através daqueles vestidinhos fofos que ela passou a usar, volta e meia acompanhado daquela botinha estilo século XIX. E também tinha aquelas golas dos vestidos, que era bem século retrasado, com aquele couro que remetia a um sapato Oxford, ou seja, uma pegada bem VINTAGE! Mas o mais genial de tudo, foi eles terem mantido aquela pochete nos figurinos da personagem, porque aquele adereço sempre será uma marca de Marocas. E neste não tão novo guarda-roupas da personagem tem de tudo: saias com tule, sandálias de salto, rendas e muito mais. Assim, a personagem fica a cada dia mais fashion, sem perder sua essência!
Então, eles consolidaram, para o dia a dia da personagem, os vestidinhos na altura dos joelhos (outros nem tanto), com estampas floridas e alegres. E também tinham, e ainda têm, aqueles com tons mais claros, que a deixam com ar de menina, sem decotes ou qualquer coisa semelhante que pudesse dar qualquer margem de vulgaridade a personagem. Tudo para manter a personalidade, a pureza e o romantismo, que ela passaria, dali em diante, a viver com Samuca! Aprovadíssimo! E eu não poderia deixar de mencionar aquele corte de cabelo, que completou a mudança, mas ao mesmo tempo continuou mantendo a antiga e carismática Marocas de sempre. Eu amei! E na trama, Marocas teve a ideia de cortar as longas madeixas para parecer mais moderna e, assim, conseguir um emprego. Mas não foi apenas isso, ela ainda teve tal atitude por uma causa nobre: Marocas doou toda aquela cabeleira para quem verdadeiramente precisava, meninas carentes que, por algum motivo, necessitavam de perucas. Gente, Marocas é ou não é uma FOFA?
Em todos os sentidos a personagem é LINDA, seja por dentro ou por fora!


Para mais postagens de O Tempo Não Para, clique aqui

Comentários