O Outro Lado do Paraíso – Elizabeth revela a Clara que é sua mãe!


  
“A minha mãe está viva!”
FINALMENTE UM MOMENTO DE FELICIDADE NA VIDA DA BETH! Depois de todo aquele sofrimento do julgamento, ela estava pronta para revelar uma grande verdade que ela mesma, até pouco tempo, também não sabia: que era mãe de Clara. Com a inocência de Beth provada, Clara voltou a querer saber os motivos pelos quais sua amiga a defendeu de qualquer suspeita que pudesse cair sobre ela de um crime que nenhuma das duas havia cometido. E Beth foi direta, porque aquele segredo que ela vinha guardando já não dava mais para permanecer escondido… a verdade precisava ser dita de uma vez por todas – “Você é minha filha, Clara!”. A notícia surpreende positivamente Clara, e não há nenhum drama, por parte dela, sobre Beth não ter contado nada antes que tudo fosse resolvido no julgamento. E eu gosto disso, porque um drama e revolta de Clara, além de não fazer sentido, seria desnecessário para um momento tão lindo.
Então, as coisas precisavam ser esclarecidas, para que Clara pudesse assimilar aquela novidade e entender o que de fato havia acontecido durante todos esses anos em que ela pensou que sua mãe estava morta. E Beth passa a falar sobre as tantas vezes em que o destino havia unido as duas em momento tão cruciais de suas vidas, e a relatar o seu passado muito sofrido – se não fosse sofrido, não seria o passado de Beth, não é mesmo? Assim, depois que Clara confirma que a amiga sempre esteve ao seu lado como uma mãe, Beth conta que descobriu que Clara era sua filha perdida quando a viu com o rosário que um dia foi dela, e que ela havia dado a Clara ainda bebê, quando seu pai mandou buscá-la recém-nascida. E Beth deu aquele rosário como um objeto de proteção, para acompanhar Clara em todos os momentos de sua vida. E de fato aquele rosário esteve presente em muitos momentos na vida dela.
À medida em que Beth vai relatando o seu passado, a emoção vai tomando conta de Clara. É quando sabemos, com detalhes e flashbacks, o que já compreendíamos desde o início da novela. Mas Clara estava perplexa, e ela inda tinha algumas dúvidas sobre aquilo tudo: Como Beth podia ter certeza que ela era sua filha? Tudo se resolve com os detalhes que Beth dá sobre o pai de Clara, detalhes que provam que ela realmente teve um caso com ele, e que tinha certeza do que estava falando. Então, temos aquele momento emocionante, onde Clara está muito feliz por saber que tem uma mãe – “A minha mãe está viva!”. E tudo se torna ainda mais emocionante quando Clara chama Beth de “mãe”, e elas trocam carícias de mãe e filha. E aquilo é a melhor notícia que Clara poderia receber naquele momento. A cena é tocante, comovente e sensível, e, sem muitos rodeios, chegamos neste ápice da emoção.
Mas as explicações de Beth não pararam por ali. E o Walcyr fez isso só pra gente ficar ainda mais sensibilizado com a história dela. Assim não vale, né? Beth conta sobre não ter tido condições de criar Clara, porque era muito pobre e às vezes passava fome… era quando ela precisava se prostituir para sobreviver – e eu chorei com Clara a abraçando como quem queria tirar toda aquela dor de Beth, ou ao menos passar um pouco dela para si. Porque Clara compreendia o quanto ela devia ter sofrido com aquela vida desgraçada. E havia sido naquela vida de prostituição que Beth conheceu Jonas, o pai de Clara, engravidando dele. E ele ao menos a havia sustentado durante a gravidez, embora não quisesse se casar... e depois Beth conheceu Henrique, se casou com ele, e teve Adriana. E Clara é uma fofa, quando fica feliz porque, além de ganhar uma mãe, ela também havia ganhado uma irmã.
Por fim, Beth revela seu medo de que Clara a rejeitasse ao descobrir ser filha da dona de um bordel. Mas isso era o que menos importava para ela. E Clara tem a melhor atitude, ao demonstrar que jamais seria capaz de tal coisa, porque era muito grata por tudo que Beth já havia feito por ela. Assim, mãe e filha estreitavam ainda mais os laços que o destino já tinha dado um jeito de dar, ao longo de alguns encontros entre as duas em momentos difíceis da vida de ambas. E elas estavam felizes e emocionadas. E eu gosto muito de como Clara, com orgulho, faz questão de dizer para todos que Beth é sua mãe. Foi uma cena linda! E de muito bom gosto. Um momento de alegria genuína, do qual Beth estava precisando depois de tanto sofrimento. Mas será que isso duraria para sempre? É óbvio que não! Afinal de contas, Natanael já estava armando mais uma pra cima da ex-nora…

Para mais postagens de O Outro Lado do Paraíso, clique aqui.

Comentários