O Tempo Não Para – A determinação de Samuca




Samuca andou passando por maus bocados ultimamente. Além de perder Marocas, ele ainda levou aquela rasteira de Amadeu Barone, através de Emílio, que conseguiu tirá-lo da presidência da SamVita. E enquanto ele passava por aqueles momentos deprê, o mundo ao seu redor parecia estar desmoronando, e aquela luz no fim do túnel: nada de dar as caras! Ele decidiu ficar do lado de Betina, no escândalo da “exploração de mão-de-obra barata”, que ela acabou se envolvendo, porque Samuca acreditou que sua ex era uma vítima daquilo tudo: o que era verdade! Betina havia sido usada para atingir Samuca. E ele a defendeu diante de todos os funcionários da SamVita, “porque sabia que ela jamais se ligaria a Larocque se soubesse que a empresa usava de trabalho escravo”. Mas aquela postura de defender a ex acabou lhe custando caro: um distanciamento ainda maior entre ele e Marocas.
Marocas se preocupou com Samuca, e não tinha como não prestar solidariedade ao homem que ela amava, mesmo não estando mais com ele. E quando ela foi até à SamVita para saber como ele estava, no meio de todo aquele caos que o escândalo causou na vida dele, Samuca se sentiu mais calmo: “ver você no meio dessa tempestade é um alento!”. Mas aquela visita não acabou nada bem, porque Marocas havia escutado o discurso que Samuca tinha feito defendendo Betina, e ela quis saber “por que ele a estava defendendo”, e depois de ouvi-lo dizer que era “porque ele a conhecia”, ela disse “que também a conhecia”, e falou sobre as maldades que a rival já havia lhe feito. E Samuca enxergou uma outra Marocas, e ele verbalizou isso quando declarou que ela “estava mais dura”, e ela lhe deu uma resposta ríspida ao dizer “que foi ele quem disse para ela se adaptar”. Marocas ainda foi além em suas conclusões, quando Samuca disse que a amava, e ela falou que “ele amava outra pessoa. Uma pessoa que ele idealizou nela. Ele mesmo!”. Peraí, Marocas! O momento de fragilidade não era seu. E se não fosse para dar apoio a Samuca, era melhor nem ter ido procurá-lo.
Dessa forma, eles acabaram se distanciando ainda mais um do outro. Mas Samuca não estava abandonado a própria sorte. E ver os funcionários da empresa que ele construiu o apoiando e dando a ele aquela força, foi incrível! Sem falar naquele abraço gostoso do Rafa, dizendo a Samuca que “se ele precisasse ele estaria ali. E que tudo ia dar certo!”. Rafa, seu fofo, você é um lindo!. E eu achei bem sensato da parte de Betina ir prestar sua solidariedade a Samuca, porque ela sabia “que tudo o que estava acontecendo era culpa dela”. E mesmo que ela tivesse segundas intenções com aquela atitude, ao menos sua intenção de estar ao lado de seu grande amor era verdadeira. Os dois tiveram um papo sincero, e ela foi verdadeira ao confessar que “estava se sentindo sozinha, e que sabia que ele também estava, porque havia terminado o noivado com Marocas”. Depois de beijá-lo, e Samuca dizer que “aquilo não deveria ter acontecido”, ela pediu desculpas e propôs uma aliança, “porque quem já tinha feito tudo o que eles fizeram juntos, conseguia qualquer coisa”. Betina teve uma atitude verdadeiramente nobre!
Mas Samuca recusou, inicialmente, qualquer proposta de ajuda de Betina. E parecia que aquela nuvem negra jamais iria deixar de acompanhá-lo: como naquele dia em que ele fez uma visita surpresa à Marocas, no cortiço, e foi educadamente hostilizado por ela, se é que posso usar esse termo. Mas me pareceu que essa era a maneira que Marocas havia encontrado para segurar a vontade que tinha de se render aos encantos de Samuca, e para não perder o controle, ela o estava tratando com certa frieza e distanciamento. Quando ela perguntou o que ele “havia ido fazer ali”, Samuca demonstrou que apenas estava ali para ajudá-la, quando disse que “bastava uma palavra dela, e ele arrumaria um lugar melhor, porque ela merecia viver em um lugar melhor”. Só que Marocas é bem turrona, e ela disse a ele algo sobre “só poder merecer aquilo que se pode alcançar com o próprio esforço”. E estava ficando cada vez mais difícil uma aproximação com ela.
Depois de ouvir de Samuca, que ele “não parava de pensar nela”, Marocas disse lamentar o ocorrido com ele naquele dia, porque àquela altura, ela já sabia que ele havia sido destituído do cargo de presidente da SamVita. E ela se fez de durona, pois sabia que mais um tempo na presença de Samuca, ela não iria conseguir resistir aos olhinhos de cachorro pidão dele. Então ela inventou aquela velha desculpa de que estava tarde para que ele fosse embora. Mas antes de sair, Samuca fez uma declaração que a deixou sem respostas: “não importa o lugar… se você estiver nele é o mais bonito que existe! E é o centro do meu universo!” Como Marocas pode resistir a tanto amor, gente?… Depois de tomar uma injeção de ânimo, Samuca decidiu que não era hora de desistir. E eu admiro tanto essa determinação, garra, força, coragem e fé que ele tem! Samuca acabou criando aquela LIGA DO BEM, para ajudá-lo em seu novo projeto: o de investir na Miudeza. E ele não poderia ter escolhido pessoas melhores para estar ao seu lado, como: Carmen, Vanda, Naty, Bento e Paulina.
Samuca quis começar do zero, e, depois de uma certa insistência, ele conseguiu a pessoa que faltava para compor a sua LIGA, Marocas. O seu ânimo a havia contagiado, e após pensar que ele estava oferecendo uma parceria a ela, como um pretexto para ficar perto, Marocas notou que ele estava realmente animado com o novo projeto, e que precisava muito dela. E ela decidiu que “se fosse para arregaçar as mangas e trabalhar, ela aceitava a parceria”. E aquilo me pareceu uma possível reaproximação dos dois! Estava vindo momento flashback do casal pela frente (oba!). Porém, não ia ser nada fácil recomeçar do zero, porque Emílio impediu que Marocas levasse as amostras, dos cosméticos que ela mesmo tinha criado, da SamVita, pois elas haviam sido patenteadas e pertenciam a empresa, agora. E muita água ia rolar até Samuca conseguir ter um momento de paz. Mas ele não estava disposto a dar lugar para as adversidades. Agora, ele estava mais determinado do que nunca a reconstruir sua vida profissional, e a amorosa também! Ainda mais com Marocas ao seu lado. S2!


Para mais postagens de O Tempo Não Para, clique aqui

Comentários