[Season Finale] Desalma 1x10 – Desalma

  

“A ISCA QUE ATRAI O RATO TEM COMO PROPÓSITO ATRAIR O GATO”

Quando as primeiras notícias sobre“Desalma” começaram a circular, eu a coloquei em primeiro lugar na minha lista de séries para assistir em 2020, porque a premissa havia me encantado e o elenco havia me chamado a atenção, além de também ter ficado bastante curioso para conferir como o Brasil produziria uma série de suspense sobrenatural, 100% nacional, sem querer fazer algo nos moldes internacionais… e eu posso dizer que, em minha opinião, o resultado foi ótimo. Há quem não tenha gostado da série, alegando roteiro fraco e atuações do elenco jovem igualmente fracas, e eu respeito a opinião desse público mesmo discordando dele. Até porque, ao meu ver, “Desalma” superou todas as minhas expectativas! Falando bem a verdade: eu amei a série desde seu primeiro episódio!

Particularmente, eu acho que o público brasileiro ainda está muito preso a produções gringas… nós consumimos muitas séries internacionais/norte-americanas e, às vezes, ficamos esperando que o nosso produto seja igual ao deles, o que é um erro – definitivamente, precisamos quebrar essa parede para darmos valor ao que é produzido por nós. É bem verdade que “Desalma” não é uma série perfeita, porque nós ainda estamos engatinhando nessa vibe terror. Mas precisamos admitir que a série veio para mostrar que somos capazes de crescer e melhorar cada vez mais. E a prova de que essa obra da autora Ana Paula Maia deu certo é o fato de que “Desalma” conquistou muitos fãs e que nós teremos uma segunda temporada para aprimorarmos ainda mais a série (eu realmente estou muito feliz com isso).

Para finalizar o assunto “crítica”, se você ainda não assistiu “Desalma”, dê uma chance para a série (sem preconceitos), porque ela vale, sim, muito a pena. A não ser que esse não seja o seu estilo de série, então não assista. Até porque, definitivamente, você não gostará dela.

Mudando de assunto, vamos ao que interessa: a review desse Season Finale que me deixou arrepiado em vários momentos. O episódio em si não nos trouxe grandes surpresas. E não entenda isso como uma crítica negativa (definitivamente não é), acontece que o próprio roteiro já vinha nos dando algumas dicas de como certas coisas chegariam ao fim… coisas que provavelmente nós já imaginávamos que terminariam da maneira como terminou – e que bom que terminaram assim, porque eu ia ficar muito revoltado se alguma coisa de ruim acontecesse com a Emily, por exemplo. No início do episódio, vemos Ignes preparar o ritual que salvará Anatoli da influência de Roman, enquanto as buscas por Emily, na floresta, continuam em mais uma noite. E me desculpem, mas alguém pode me explicar qual a função daquela cabeça decapitada para o desfecho da temporada?

Lá no episódio 08, a Ignes disse para a Giovana algo sobre o Aleksey ter morrido num acidente e sua cabeça nunca ter sido encontrada. Mas, como sabemos, ele apareceu vivinho da silva no penúltimo episódio, então de quem era aquela cabeça? Acho que perdi alguma coisa (rs). E falando em Aleksey, já que ele não teve relevância neste episódio, a não ser lembrar quem realmente é, eu me questiono qual será a função do personagem na próxima temporada. Sem falar que eu também não entendi muito bem qual a importância dele nessa história da Haia usá-lo como parte de um plano de vingança pela morte da Halyna. Por favor, se vocês entenderam, deixem maiores explicações nos comentários. Isso me ajudará bastante (rs). Porque, pra mim, o Aleksey adulto serviu mais para manter aquele suspense sobre quem era a pessoa que a Haia mantinha aprisionada no porão. E só. Tirando, é claro, toda a importância que o personagem teve nos flashbacks.

Seguindo no episódio, vemos Boris angustiado por não poder fazer nada para salvar a vida de Anatoli, e sentindo o peso da culpa do que ele e Roman fizeram contra Halyna na noite de Kupala, em 1988 – “Sacrificamos a Halyna para guardar o nosso segredo”. Ela ainda estava viva quando os dois tiraram seu corpo do rio para recuperarem a fotografia que os comprometia, só que eles preferiram deixá-la morrer afogada a fim de não correrem o risco de terem seu caso amoroso exposto. E foi tudo muito cruel e revoltante, porque Roman pareceu não sentir nenhum remorso pelo que fez, enquanto Boris até que tentou convencê-lo a salvar Halyna… mas ele foi igualmente covarde e cruel ao permitir que Roman conduzisse toda a situação sem ter coragem suficiente para intervir. Então, quem realmente matou Halyna? Aleksey, ou Boris e Roman?

Depois de escutar Boris revelar tudo isso ao Ivan, Pavlo vai contar para Haia o que descobriu sobre o assassinato de Halyna, e ela não se surpreende, afinal de contas a Haia sempre soube todos os segredos envolvendo a morte de sua filha. Até porque ela é uma bruxa. E bruxas sabem de coisas. Então, ela revela que quando Roman a procurou para a transmigração de almas, ela deu permissão para que o espírito da Halyna o assombrasse, embora não soubesse que ele estivesse tão fragilizado a ponto de se matar. Assim, Haia também diz que Halyna quer Roman, mas não no corpo de Anatoli. Porque sua filha não seria capaz de matar uma criança.

Um dos momentos mais interessantes deste último episódio envolve a Melissa, quando depois de lembrar o que Haia lhe disse sobre “a isca que atrai o rato tem como propósito atrair o gato”, ela, juntamente com Iryna e Maksym, decide voltar à floresta para continuar com as buscas pela Emily. E essa metáfora da Haia estava prestes a nos mostrar o óbvio: para devolver Emily, Halyna queria Melissa. Felizmente, Emily é encontrada por Iryna e Maksym (e que alívio foi vê-la sã e salva), mas, por outro lado, eles perdem Melissa de vista, porque ela desaparece na floresta após escutar os sussurros de Halyna. E então, no fim do episódio, Melissa é encontrada por Pavlo. Ou melhor dizendo, Halyna foi encontrada, porque agora é ela quem está dominando Melissa. E a Haia sente que sua filha regressou de vez – “Seja bem-vinda, Halyna!”.

Gente, a Halyna está de volta! Vocês não têm noção do quanto eu estou ansioso para ver o que ela será capaz de aprontar agora que tem um corpo para usar. É sério, eu acho que a Halyna possuindo o corpo da Melissa promete muito na segunda temporada. Assim espero.

Go, Halyna! Eleve o seu poder de uma vez por todas!

Para finalizar, é claro que não podia faltar Anatoli neste fim de temporada, não é mesmo? Sem ele, uma parte de “Desalma” não teria sentido. Em uma cena impactante, que me fez pensar até onde uma mãe iria para salvar um filho, Ignes faz o ritual instruído por Haia para libertar Anatoli de Roman. Meu Deus, que cena maravilhosa! Ela, então, afoga Anatoli na banheira, e está feito… ele morre para depois voltar à vida, completamente livre de Roman. E é interessante pensar em como começamos a temporada achando o Anatoli uma criança macabra e sinistra, para depois sentirmos pena dele ao vê-lo sofrer com a opressão de Roman. Felizmente, tudo termina bem para ele, e agora Roman está habitando um outro corpo: o de Boris.

Como a Haia havia instruído Ignes, era necessário que ninguém estivesse por perto na hora do ritual, principalmente alguém com algum vínculo com Roman, para que ele não transmigrasse para outro corpo. Mas quando Boris descobre que Ignes sequestrou Anatoli do hospital, e que ela estava prestes a fazer algo sobrenatural com o filho, ele tenta impedi-la e o inevitável acaba acontecendo: Roman domina o corpo dele. E enquanto todos pensam que Boris morreu (o que não seria de todo ruim, já que ele é um imprestável que não faria a menor falta), seu corpo se mexe no carro da funerária. E eu não sei vocês, mas aí um emprego que eu não quero nunca na minha vida: trabalhar numa funerária (rsrsrsrs). Assim, Boris sai do carro com vida. Na verdade, Roman, né? “Eu não sou o Boris. Eu sou o Roman!”. Será que o Roman terá coragem de assombrar alguém que ele amou. Pensando bem, é bem provável que agora o Boris esteja f*dido.

Tivemos um bom Season Finale. “Desalma” conseguiu me cativar bastante do início ao fim, e eu já estou ansiosamente aguardando a nossa segunda temporada. A série me agradou em vários sentidos, como enredo, fotografia e boas atuações. Eu realmente acho que temos um potencial enorme para uma nova temporada de qualidade, assim como a primeira foi.

E vocês, o que esperam da próxima temporada?

Até breve!

Para mais postagens de Desalma, clique aqui.

Comentários

  1. Antes o Bóris que o coitado do Anatoli, né? Minha curiosidade agora é ver o quanto da Melissa ainda está no corpo para lutar contra a Halyna e se o Roman vai ter coragem de lutar contra o corpo da filha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que esse vai ser o grande plot da próxima temporada. Muito curioso para ver como tudo isso irá se desenvolver. Li alguma coisa sobre a próxima temporada ser ainda mais sobrenatural. Acho que as coisas vão ficar ainda mais tensas. Tomara! (rs). Gostaria muito de ver a Haia fazendo umas bruxarias das boas também. A Cássia Kis tem um potencial e tanto. Agora é esperar pra ver.

      Excluir
  2. Adorei este drama, mas muito complicado! Há partes que ainda não compreendo.

    A minha pergunta é: se Roman e Anatoli trocaram de alma, porque é que Roman se matou?

    Também, o meu entendimento é que Anatoli e Roman estavam a lutar pelo corpo de Anatoli = o corpo de Anatoli tinha duas almas. Mas será que a alma de Romano era mais forte a maior parte do tempo? Quem(quais) pensa que estava a afogar Kiko, o boneco, e por que razão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Realmente este é um bom drama. Algumas coisas serão melhor esclarecidas na próxima temporada, sempre deixam algo em aberto para próximos episódios. Mas na questão do suicídio de Roman, ele se matou pela culpa que sentiu por não ter feito nada por Halyna. Só depois de sua morte é que ele começou a querer tomar conta do corpo de Anatoli. O corpo de Anatoli não tinha duas almas, acontece que com a transmigração de almas, a alma dele saiu de seu corpo e estava vagando enquanto Roman tomava conta... e o Anatoli queria voltar para o seu próprio corpo, por isso a luta dos dois pelo mesmo corpo: o corpo do Anatoli. Penso que quem estava a afogar Kiko era o Anatoli, pois Roman esteve no boneco antes de estar nele. Este é o meu entendimento da trama desta temporada. Este ano teremos mais uma temporada, onde novas tramas e novas explicações poderão surgir. Forte abraço! Até mais!

      Excluir
    2. Eu tb não entendi pq o Roman se matou sendo que naquele momento não era mais a sua alma que estava ali, e sim a de Anatoli ou outra pessoa, n sei. Antes de morrer Roman fez o ritual de transmigraçao com a Haia, vcs não lembram? Ela afogou ele e quando ela o tirou da agua, n era mais a alma dele que estava ali, tanto que ela fala "bem vindo seja lá quem vc for"

      Excluir
    3. Muito interessante essa sua percepção. É uma boa observação. Eu acredito que ainda não era a alma do Anatoli que estava nele, e até mesmo acredito que não era a de ninguém. Essa frase da Haia pode ter sido algo vago do roteiro, até porque ela explica que, neste caso específico do Roman, a transmigração se deu quando ele morreu, e então ele assumiu o corpo do Anatoli e a alma do menino ficou vagando até querer retornar e buscar por seu corpo de volta, por isso o ritual que a Haia ensinou para a Ignes para trazer seu filho novamente para seu corpo de origem, e então o Roman vai possuir o corpo do Boris. Mas toda essa questão da transmigração do Roman está sendo explicada em detalhes na segunda temporada, estamos vendo bem detalhadamente como tudo se deu. Ele se matou porque sentia culpa pelo que fez com a Halyna, mas naquele momento a alma dele ainda não estava em Anatoli, talvez o destino de que ele ia tomar o corpo do menino já estivesse traçado, ou seja, o corpo de alguém ele iria tomar, por isso, talvez, a Haia tenha dito "seja bem-vindo seja lá quem você for". Acredito que ela sabia que a alma de Roman ia possuir alguém, embora não soubesse quem.

      Excluir
  3. Essa parte da cabeça tbem n entendi. Mas muito legal a série, um climão de suspense bem legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Paulo, eu estou ansiosamente aguardando a segunda temporada para maiores explicações (hehehehe). Parece que ela será mais sobrenatural que a primeira.

      Excluir
  4. Eu tenho uma pergunta, para onde foi a alma da Melissa?🤔🤔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Stephanie! A minha teoria é de que a alma da Melissa está vagando, e em algum momento ela irá querer seu corpo de volta. Assim como aconteceu com o Anatoli, quando o Roman estava usando o corpo dele e ele quis retornar.

      Excluir

Postar um comentário