Por Tu Amor – Cielo descobre toda a verdade



As coisas chegaram em um ponto insuportável para Brisa: depois de sofrer muito, escondendo de Cielo que havia transado com Sergio, ela decidiu abrir o jogo e contar o que, de fato, aconteceu entre ela e o cunhado para a irmã. Cielo havia perdoado Sergio pela sua traição, depois que ele sentiu que sua consciência pesou e decidiu contar a ela que “esteve com outra mulher”. Mas ela nem imaginava que essa “outra mulher” era Brisa, a irmã que ela sempre cuidou e protegeu, além de sempre ter feito de tudo para que ela fosse feliz, cumprindo, assim, a promessa que havia feito à sua mãe, depois que ela morreu, quando as duas ainda eram apenas crianças. Eu nunca concordei com o fato de Cielo ter perdoado Sergio tão facilmente, e ainda pesava, sobre ele, o ato de ter contado a verdade pela metade – omitindo que havia transado com a cunhada. Então, ele não teve uma atitude tão nobre assim ao revelar a Cielo que havia lhe traído. Mas a trama precisava continuar. E a verdade completa estava prestes a vir à tona.
Então, em uma cena dramática, onde Cielo está provando seu vestido de noiva porque ela está pronta para se casar e acredita na promessa de Sergio de que ele não a trairá mais, e que tudo voltará a ser como antes, Brisa decide contar que a mulher com quem Sergio traiu a irmã era ela… Brisa estava farta de tanto guardar esse segredo, e ao ver que o casamento de Cielo com o homem por quem ela sempre foi completamente apaixonada estava a ponto de se concretizar, ela se desespera, porque poderia perdê-lo para sempre, e isso era tudo o que ela menos estava disposta a aceitar na vida. Assim, em uma conversa onde ela diz à irmã que a mulher com quem Sergio a traiu também podia estar sofrendo com o casamento deles, pois também o amava tanto quanto Cielo, a verdade completa surge… Cielo desconfia que a irmã possa saber quem é a tal mulher, e Brisa confessa que é ela, para se livrar de uma vez por todas da agonia de acobertar uma traição.
Logo, Cielo tem a certeza de que desta vez não poderá perdoar Sergio, afinal de contas, ele transou com a irmã dela, e isso era imperdoável! E algo me deixou revoltado no meio de tudo isso: Cielo atribui toda a culpa apenas a Sergio! Brisa até pode ser uma adolescente – quase adulta –, mas ela sabia muito bem o que estava fazendo quando seduziu Sergio ao se declarar para ele, o que também não o livra da culpa de ter se deixado levar pelo momento… os dois são culpados! E eu já cansei de dizer isso em meus textos sobre a novela. É ridículo Cielo jogar toda a culpa dos acontecimentos em cima dele, mas é isso que ela faz! Bem, em primeiro lugar, a personagem forte e inteligente de Gabriela Spanic entrou numa contradição, quando aceitou, meio que facilmente, reatar com o noivo que a enganou. O perfil inicial da personagem não condiz com essa atitude… enfim! Depois do impacto da descoberta, e de escutar de Brisa “que se entregou a Sergio porque o ama… o ama com todas as suas forças” – isso é tão dramalhão mexicano (Risos) –, Cielo vai romper definitivamente com ele.
E agora vem a hora do elogio: Eu adoro as cenas de choro de Gabriela Spanic! Ela interpreta com uma verdade impactante, sem falar na força que ela coloca no drama que a cena exige. Assim, Cielo, completamente alterada, vai ofender Sergio, esbofeteá-lo, acusá-lo de ter abusado de Brisa, terminar seu noivado e dizer que “não quer vê-lo nunca mais”. E nem passa por sua cabeça aceitar, nem por um segundo sequer, um pedido de desculpas, quando Sergio tenta se redimir mais uma vez, porque agora, Brisa, a irmã que ela tanto ama, está no meio do conflito – e ela o “odeia com a mesma força que um dia o amou”. Mentira! Cielo apenas estava em choque, ela continua amando Sergio, até porque não se esquece um grande amor da noite para o dia, não é mesmo? Então, ela vai protagonizar aquela belíssima cena de choro, vestida de noiva, à beira do mar e com direito a muito drama. Meu Deus, como Gabriela Spanic é maravilhosa em cena!
Assim, ela vai conversar com Brisa, que confessa que a culpa de tudo foi dela – de fato, foi ela quem deu em cima de Sergio –, enquanto Cielo culpa somente ele. E essa mania de Cielo achar que Brisa é sempre a inocente é irritante… mas o castigo da adolescente, por essa atitude imprudente, ainda viria com força total. Mas isso é tema para outros textos. Então, Cielo confirma que não irá mais se casar com Sergio, quando Brisa a questiona sobre o compromisso deles. E Cielo a aconselha a esquecê-lo para o seu próprio bem, depois que diz que ele “está morto para os Montalvo”, e de declarar que “juntas vão superar tudo aquilo”. Mas Brisa é egoísta demais para aceitar qualquer conselho que envolva ela esquecer Sergio, e ela não pensa em como Cielo pode estar sofrendo com tudo o que descobriu e com o fim de seu noivado. Brisa só pensa em si mesma, e em como não vai tirar Sergio de seu coração, por mais que Cielo peça isso a ela.
Dessa maneira, Cielo passa a querer bancar a forte, para provar a si mesma que conseguirá esquecer Sergio, e que ele agora “será parte de seu passado”, enquanto Brisa continua com esperanças de que ele um dia será dela, ainda mais agora que Cielo desfez seu noivado com ele. E como eu desejei uma outra bofetada de Mamá Paz na cara dela, como naquela cena em que Brisa fez a egoísta, dizendo que faria tudo novamente, “porque Sergio está em seu coração e no ar que respira”, e Mamá Paz tentou fazer ela enxergar o quanto seus atos trariam consequências graves. Porém, Brisa continua achando que ninguém pode amar mais Sergio do que ela, e ela acredita que poderá fazê-lo feliz… dessa maneira, nós sabemos que as coisas só tendem a piorar, e que muito sofrimento ainda está por vir…
Para mais postagens de Por Tu Amor, clique aqui

Comentários