Desalma 1x04 – Inocentes

“A PRIMEIRA COISA QUE VOCÊ VÊ QUANDO ABRE OS OLHOS FICA GRAVADA PARA SEMPRE NA SUA MEMÓRIA”

E vamos de “Desalma” para comemorarmos mais um HALLOWEEN aqui no “Hoje é dia de NOVELA”. E, gente, esse quarto episódio da série provou que nós também sabemos contar nossas histórias sombrias do nosso jeitinho, sem nenhuma influência de séries gringas do mesmo gênero. Eu realmente não consigo ver nenhuma semelhança de “Desalma” com outras produções internacionais que eu tenha visto. Ana Paula Maia acertou no tom, e estou feliz que estejamos conseguindo abrir espaço para séries nacionais com temáticas sobrenaturais… coisa que não era muito comum de se ver aqui pelo nosso Brasil. É bem verdade que ainda estamos engatinhando, mas eu consigo vislumbrar outras produções de suspense e terror crescendo cada vez mais, e isso me dá esperanças de que novas séries desse estilo chegue até nós. E vamos que vamos.

Vocês lembram do sumiço dos porcos, nos episódios anteriores? Então, quando no início de “Inocentes”, a Giovana e a Iryna sentem um gosto estranho na água, eu fiquei imaginado se talvez cadáveres desses porcos não estão contaminando a água de Brígida de alguma forma, como parte de algum ritual de bruxaria ou algo assim, uma vez que a Iryna já comentou que bruxas adoram porcos – sei lá, ainda estou esperando esses porcos aparecerem em algum reservatório, o que seria bem assustador também, não? Mudando de assunto, eu achei que finalmente teríamos a Anele revelando para Ignes sobre o segredo que ela esconde desde a última noite de Ivana Kupala, mas ainda não foi neste episódio que descobrimos o que tanto Anele guarda por 30 anos. E o mistério só aumentou, com ela dizendo para Ignes que “Roman e Boris não são quem as pessoas acham que eles são”, e que eles “chantagearam” o pai de Ignes.

Até aqui nada de novo quanto a Roman e Boris, porque já sabemos que eles estão envolvidos na morte de Halyna, agora o porquê de eles não serem quem aparentam ser é que é o x da questão, além dos detalhes sobre a morte de Halyna que me deixam cada mais curioso… quem sabe não teremos grandes surpresas no próximo episódio. Depois que forças estranhas começam a girar Anatoli no brinquedo em que ele estava, Ignes precisa salvar o filho, e mais uma vez a conversa entre ela e Anele fica suspensa. Ainda tenho esperanças de que Ignes consiga provar que Aleksey não matou Halyna, só que eu não sei por que meios ela irá conseguir isso, já que Anele não parece mais tão disposta a mexer no passado depois que o padre Andreiv a aconselha a não quebrar a promessa que fez ao pai, no passado, de não contar nada, porque “não existem inocentes em Brígida”.

E eu literalmente não sei onde esses mistérios que só crescem a cada episódio vão parar.

Em um passeio pelas redondezas de Brígida, os jovens contam para Melissa sobre as coisas que aconteceram na última Ivana Kupala e sobre a família dela estar envolvida num crime ligado a essa última celebração. Depois, Iryna se oferece para levar Melissa até Haia para que ela descubra tudo a respeito do passado de sua família, os Skavronski, e também sobres os crimes e o suicídio do pai – e eu já quero muito uma interação entre os jovens e a Haia. Acho que será bem legal ver isso acontecendo. Descobrir que o pai se matou pegou Melissa de surpresa, e ela se revolta com Giovana por não ter lhe contado a forma como Roman morreu. E a Melissa sofre muito com isso. Mas também não podemos culpar a Giovana por ter querido proteger as filhas de saberem sobre a trágica morte do pai, ainda mais porque nem ela entende o porquê de Roman ter cometido um suicídio.

Depois, temos um momento em que elas conversam sobre o quanto Roman estava estranho depois que voltou de Brígida para São Paulo, e enquanto a Giovana conta sobre os pesadelos que ele vinha tendo, Melissa lhe fala sobre Iryna ter lhe dito que sua família está amaldiçoada porque uma garota foi morta pelos Skavronski. E ela ainda conta sobre Emily não estar bem, porque a irmão anda muito calada, ouvindo coisas, e às vezes a pega rindo e falando sozinha. Então, lá vamos nós assistirmos a uma cena de Emily escutando alguém chamando por ela, enquanto ela cruza a floresta e vai parar na beira do lago… e eu já estava esperando por uma cena macabra quando, felizmente, seu cachorro a traz para a realidade e nada acontece, por enquanto – talvez tenhamos oura criança perturbada na série, como se apenas o Anatoli já não fosse suficiente, né?

Umas das cenas que eu mais gostei nesse episódio foi a de Haia explicando para o Pavlo sobre transmigração de alma, fazendo uma conexão perfeita com a cena do Anatoli soltando o Veludo e o cavalo sendo atropelado por uma caminhonete. E depois ainda teve aquele porco provocando a própria morte ao se chocar com uma porta no matadouro dos Burkos, após ser possuído por um espírito maligno – é sério, essa sequência foi de tirar o fôlego. Me arrepiei todo e realmente senti medo. Sei lá, será que a alma do Roman foi parar no Veludo? Pelo menos foi o que deu a entender enquanto a Haia falava sobre transmigração de almas. E esse cavalo negro é bem sinistro. Gente, alguém me explica isso?

“Quando alguém morre, os átomos de sua alma se espalham em todas as direções, e podem se fundir à outra alma… Nossa alma é resistente, não morre… A transmigração de almas é para aqueles que querem e que desejam um começar, que não aceitam a morte. Quando um corpo está doente, debilitado, é possível transferir a alma desse corpo doente para um corpo sadio. A essência de todo ser humano está na alma, suas vontades, desejos, quem ele realmente é. Impossível saber para onde vai a alma e se algo se junta a ela na hora da passagem. A primeira coisa que você vê quando abre os olhos fica gravada para sempre na sua memória”

A cena final do episódio é da Haia, e eu fiquei contente de não terem colocado outro foco no Anatoli como gancho para um próximo episódio. Temos um novo mistério que surge durante “Inocentes”: um abrigo no quintal de Haia que ela jamais revelou o que tem dentro. E parte deste mistério nos é mostrado quando ela desce no abrigo com um prato de comida, e o deixa lá dentro para que alguém acorrentado se alimente – “Trouxe o seu jantar”. Meu Deus do céu, que gancho maravilhoso! Eu não sei, mas acho que talvez o Roman ou o Aleksey não tenham, de fato, morrido. Sei lá, me veio isso na cabeça. Estou confuso. Por favor, alguém tem alguma teoria para me ajuda a entender esse final? (HELP)

Para mais postagens de Desalma, clique aqui.


Comentários

  1. Renato, na minha visão o Veludo nunca foi sinistro, e sim pressentia a presença maligna do menino, ou “no” menino... Acho que Roman possuiu o corpo do Anatoli, mas ainda não entendi porque se tornaria um ser do mal, fato claro na morte do cavalo. Acho que a transmigração deu errado, como a bruxa deixa claro que pode acontecer...

    ResponderExcluir
  2. Renato, eu não achava o veludo sinistro, de forma alguma. Sinistro é o Anatoli, e me parece que o Roman tomou o corpo do menino. E por que matar o cavalo? O cavalo estava sentindo a presença maligna no menino, ou do menino, mas o Roman era maligno?

    ResponderExcluir
  3. Renato, eu não achava o veludo sinistro, de forma alguma. Sinistro é o Anatoli, e me parece que o Roman tomou o corpo do menino. E por que matar o cavalo? O cavalo estava sentindo a presença maligna no menino, ou do menino, mas o Roman era maligno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, EG. Que bom ter seus comentários por aqui, assim fica até mais fácil compreender algumas coisas que não entendemos sobre a série. Olhando pelo seu ponto de vista, talvez o Veludo não seja tão sinistro mesmo, mas ao mesmo tempo o Anatoli disse, acho que no primeiro episódio, que o Veludo queria matar ele... então, acho que por isso fiquei meio confuso quanto o espírito do Roman estar no menino ou no cavalo, e também porque a Haia havia dito algo como a transmigração de almas ser possível em qualquer ser vivente. Eu realmente não sei no que isso vai dar, ainda estou acompanhando a série de forma mais lenta, pois escrevo resumos para o blog. E seja sempre bem-vindo para me ajudar nesses mistérios. Abraços!

      Excluir
  4. Eu quero é entender do que a halyna morreu quando o aleksey tava querendo dar uns pega nela, antes de jogar o corpo dela no lago. Voltei 10x pra cena e não entendi, ela caiu num buraco? Como q alguem morre assim rapi10? Cruzes

    ResponderExcluir
  5. Olá, Samia! Que bom ter você por aqui. Então... quando a Halyna tenta se desvencilhar do Aleksey, ela escorrega, bate a cabeça em uma pedra e desmaia. Ela ainda estava viva quando ele a jogou no rio, só havia desmaiado. Ela de fato morreu afogada. Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário