Desalma 1x03 – Submersos

  

“E VOCÊ NÃO TEM MEDO DE BRUXAS, ALEKSEY? EU POSSO TE JOGAR UM FEITIÇO”

Quem disse que uma série de suspense sobrenatural não pode ser cultura também, hein? Gente, eu estou amando aprender um pouco mais sobre os costumes ucranianos através dos episódios de “Desalma”. É sério, eu realmente estou curtindo bastante tudo isso. Além de também estar feliz com a qualidade da série crescendo a cada episódio. No início de “Submersos”, Anatoli encontra aquela bolinha que sabemos ter sido um chaveiro do Roman, e que já caiu do nada na banheira do garoto, ainda no primeiro episódio, enquanto ele tomava banho. Então, quando Anatoli vê uma criança nos arredores de sua casa, ele pensa que o brinquedo pertence a ela. E quando ele resolve devolver o objeto, Anatoli se depara com uma cópia dele mesmo… e isso o assusta – Ah, não! Anatoli ao quadrado já é demais, né? Que m*rda é essa?

Seguindo com o episódio, Giovana ainda está se adaptando em Brígida, quer dizer, ao menos ela está tentando. E eu não preciso ser vegetariano como ela para também ter vontade de vomitar diante de tanta carne suína exposta de todas as formas no frigorífico dos Burkos… e ela vomita. Bem, eu nunca tinha parado para imaginar o quanto um frigorífico pode ser um lugar meio bizarro. Me desculpem, mas o ambiente não é muito legal, não. Ainda assim, Giovana está desempenhando um ótimo trabalho na auditoria do frigorífico. Em uma conversa com Boris, ela conhece mais sobre a tradição de Ivana Kupala, onde, segundo a lenda, o deus Sol mergulha nas águas ao horizonte e as impregna com o seu poder, e quem mergulhar nessas águas recebe alguma força especial – muito obrigado, mas essa força aí eu não vou estar querendo, não, tá? (rs).

Já sabemos bastante sobre Ivana Kupala na série. Sabemos que é uma antiga tradição pagã; que é a noite mais escura do ano; que coisas sobrenaturais acontecem nesta noite, e que pode ser muito perigoso ressuscitar essa tradição depois de 30 anos… então, eu acho que está na hora de começarmos a ver essas coisas sobrenaturais acontecendo ao invés de ficarmos ouvindo diálogos dos personagens a respeito delas – é só uma opinião minha, porque eu estou curtindo muito a série, mas acho que mais episódios apenas falando sobre Ivana Kupala pode acabar deixando o roteiro meio chatinho. E eu não quero que isso aconteça. No flashback deste episódio, descobrimos o interesse de Aleksey por Halyna – “Halyna, por quê que você sempre foge de mim? Eu não tenho nenhuma chance?” / “E você não tem medo de bruxas, Aleksey? Eu posso te jogar um feitiço” –, além de o conhecermos como um garoto problemático que se envolve em brigas e que sente uma certa inveja do primo Roman.

E eu preciso confessar que a trama de Aleksey como responsável pela morte de Halyna é algo que eu estou aguardando ansiosamente para ver. Ainda no flashback, temos indícios de que Roman está escondendo alguma coisa grave e que ele está correndo um grande perigo por conta disso, quando sua mãe vai até Haia para uma consulta espiritual e as cartas revelam coisas preocupantes sobre ele. Continuando no passado, tivemos um pouco mais dos jovens se preparando para a noite de Ivana Kupala (mais Ivana Kupala, de novo) e a preocupação de Haia com Halyna na noite mais escura do ano… e um pouco antes disso, aquela cena dos vândalos jogando ovos na janela da casa da Haia e chamando-a de “bruxa” – só peço por mais de Haia nos próximos episódios. Cássia Kis está maravilhosa demais! No presente, depois de alguns olhares esquisitos para Melissa no episódio passado, Maksym resolve se aproximar dela e ajudá-la a se sentir mais enturmada com sua nova vida em Brígida.

E eu também peço por mais cenas do Maksym na série, simplesmente porque o Giovanni de Lorenzi é muito fofo, né, gente?

O fim de “Submersos” nos deixa com aquela tensão gostosinha de suspense, e é claro que o Anatoli é responsável por isso. Boris resolve dar um jantar de boas-vindas para Giovana e suas filhas, e tudo corria bem até Anatoli entrar em transe e, de alguma forma macabra, ir parar na casa de Haia após ela encontrar a maldita bolinha na porta de casa. Então, temos o vulto do Anatoli pela casa, a mão dele saindo de dentro da banheira transbordando de água e pegadas pelo chão, enquanto no restaurante, ele bebe de maneira bizarra um prato de sopa… e todos percebem seu comportamento anormal. Assustador! Muito assustador! Ah, e ainda tivemos aquele momento, um pouco mais da metade do episódio, onde a Emily fez um desenho de Roman e disse que o pai foi “morar no céu”, e o Anatoli diz que não, porque o Roman está ali. Gente, que criança macabra!

Para mais postagens de Desalma, clique aqui.


Comentários