Deus Salve o Rei – A paixão do Príncipe pela Plebeia

 


Quando Afonso acorda ferido em um quarto na casa de Amália, a primeira visão que ele tem é a da jovem plebeia, antes mesmo de indagar onde está, e o que faz no local. Amália, então, se apresenta a ele lhe dizendo que ele está em Artena. Após contar a ela que se chama Afonso, ele decide dizer que é um ferreiro que foi atacado, e omitir sua verdadeira identidade de herdeiro de Montemor, por precaução. Ele escuta a jovem lhe dizer que o encontrou na floresta ferido e desacordado, e que seu irmão Tiago (Vinícius Redd) a ajudou a trazê-lo para sua casa.

…ao conversar com os pais sobre o estranho hospedado em sua casa, Amália não consegue a aprovação dos mesmos, que a alertam sobre seu noivo Virgílio, que pode não gostar da situação. Porém, a jovem diz que ele não precisa saber do ocorrido, e faz com que tudo permaneça às escondidas, sem que seu futuro esposo saiba que a família está ajudando a abrigar um ferido…
O estado de saúde de Afonso começa a piorar, o que o faz ter febre e delírios. Amália, movida por compaixão, começa a cuidar dele. Colocando ervas em seu ferimento e lhe dando de beber, ela passa a noite ao seu lado… começa a surgir ali um carinho e atração que nem mesmo ela percebe, pois, afinal, que mulher resistiria a um homem lindo deitado em uma cama precisando de seus cuidados? Ao despertar pela manhã em uma cadeira onde passou a noite a cuidar de Afonso, Amália, ao vê-lo dormindo, pensa que ele pode estar morto, e o acorda abruptamente. Ao perceber que ele está vivo, ela respira aliviada.
O jovem príncipe de Montemor agradece a linda plebeia por seus cuidados para com ele. Ao sair do quarto para ir trabalhar em sua barraca de caldos, ele segura sua mão, e lhe diz querer recompensá-la por tudo. A jovem, então, diz a Afonso para que ele a surpreenda, já que ele é um ferreiro.
Em meio a feira, Amália conta à sua amiga Diana (Fernanda Nobre) sobre Afonso, que por curiosidade pergunta se o jovem é bonito. A bela ruiva começa a tecer elogios sobre ele, e neste momento, de surpresa, surge Virgílio, que pergunta “Quem é Afonso?” Sabendo como é o comportamento de Virgílio, Diana diz que Afonso é um rapaz que estava à sua procura na feira, enquanto ela não estava presente em sua barraca, e que Amália estava descrevendo o jovem para ela, salvando, assim, a amiga de um futuro desentendimento com o noivo.
Virgílio propõe visitar Amália em sua casa, mas assustada com a possibilidade dele saber que ela abriga um homem que ele não conhece, ela inventa uma desculpa de que seu pai não estará em casa pela noite, e que seria melhor ele fazer a visita quando o mesmo estivesse presente por gostar da companhia do genro… mas essa desculpa logo vem abaixo horas depois, pois ao passar na loja de tecidos do genro, Martinho, o pai da jovem, diz a Virgílio que não sairá de casa naquela noite… Virgílio, então, descobre que Amália está mentindo, e que está ocultando algo importante dele.
Ao voltar para casa, Amália encontra Afonso do lado de fora a contemplar o céu estrelado, ela se senta ao seu lado e conversa um pouco com ele, admirando as estrelas também. Ela o ajuda a voltar para o quarto e o faz prometer que só sairá de lá acompanhado, pois ainda está debilitado por conta do ferimento; ele então diz que, “se tiver uma boa companhia”, poderá cumprir a promessa, olhando fixamente para ela, que retribui o olhar… a atração e o interesse mútuo começam a ficar mais forte entre os dois, Amália parece não conseguir mais resistir ao estranho em sua casa que está conquistando seu coração…  
Alguém bate à porta, e para surpresa da jovem, Virgílio está do outro lado quando ela abre. Amália começa a ficar desconcertada e com um certo medo de que o noivo possa descobrir seu segredo. Virgílio entra na casa desconfiado, como se procurasse por algo. Amália tenta fazer com que o noivo vá embora inventando desculpas, mas ele, atento ao comportamento dela, insiste em ficar. É quando Afonso, ainda fraco, deitado na cama, derruba um objeto de cima de um móvel ao lado, o que desperta a curiosidade de Virgílio em verificar de onde vem o barulho, e todos ficam tensos na casa. Para salvar a irmã, Tiago aparece e diz que estava dormindo, dando a entender que o barulho veio de seu quarto, e que foi causado por ele.
No dia seguinte, Amália revela a Afonso que tem um noivo, o que o deixa meio decepcionado; ele tenta se levantar da mesa, mas cai de volta ainda fraco na cadeira, e, assustada, a jovem decide ajudá-lo, e novamente eles se olham com ternura… confesso que, por um minuto, pensei que aquele seria o momento em que se beijariam apaixonadamente como todo protagonista faz com seu par romântico … porém, ainda não era o momento.
Em uma conversa casual sobre casamento, Constância (Débora Olivieri), sua mãe, faz com que Amália reflita sobre o que é o matrimônio, e seu futuro com Virgílio, enquanto Afonso observa sua “paixão” pela janela do quarto. A conversa deixa a plebeia mexida… por um lado, Amália já sabe que está se apaixonando por Afonso, e por outro, é vontade de seu pai que ela se case com Virgílio, e ela respeita, como boa filha, esse desejo…
Ao entrar no quarto juntamente com Tiago, e perceber que Afonso não está mais ali, Amália o encontra do lado de fora a arrumar um cavalo para partir para Montemor, pois em seu íntimo, ele percebe que seu reino precisa saber que ele está vivo, e pronto para assumir o trono como sua avó lhe havia pedido. A jovem, ao se dar conta de que poderá perder Afonso, pede para que ele não vá embora, e que permaneça em Artena. Afonso não resiste à ternura do pedido, e acaba roubando um beijo de Amália… FINALMENTE!!!… Estava esperando por esse beijo desde o primeiro capítulo. E foi lindo. A paixão se consumou quando seus lábios se encontram em um beijo. Amália e Afonso se apaixonam. Ela tenta resistir por um momento, mas seu coração fala mais alto, e ela retribui o beijo ardentemente… Palmas para Marina e Rômulo, que deram à cena o sentimento que ela pedia. Mas os nossos mocinhos não contavam com a chegada inesperada de Virgílio para atrapalhar o momento. O noivo de Amália flagra a amada aos beijos com Afonso… E agora??? A guerra será declarada…
Tudo o que nós telespectadores noveleiros também amamos e ansiamos em uma novela, é o momento em que os protagonistas se beijam pela primeira vez, criando aquela química que nos faz suspirar. Mesmo sabendo que eles enfrentarão muitos obstáculos, ainda assim o primeiro beijo é um momento único. É quando nós sabemos se os atores estão entrosados, e se eles nos convencerão a torcer por seu amor.
…em meu ponto de vista, Marina e Rômulo estão mais que preparados para levar adiante a história de amor entre o príncipe e a plebeia…

Para mais postagens de Deus Salve o Reiclique aqui



Comentários