O Outro Lado do Paraíso (As Vinganças de Clara) – Renato sequestra Tomaz



“SE VOCÊ QUER O SEU FILHO INTEIRO, VOCÊ VAI TER QUE PAGAR”
Olho por Olho, Dente por Dente, e VINGANÇA POR VINGANÇA. Clara se vingou de Renato, quando o abandonou no altar após descobrir que ele estava interessado nas esmeraldas. Dali em diante, assumindo o seu lado vilão, ele também quis se vingar dela. Agora, Clara não era a única com sede de vingança na novela. O Renato quase acabou com ela uma vez, quando se aliou a Fabiana e, com isso, tentou arrancar toda a fortuna de Clara. Mas como ele e a loira má fracassaram, restava bolar um novo plano… e dessa vez as coisas chegariam a um extremo muito mais preocupante, porque Renato estava planejando sequestrar Tomaz. E não foi difícil convencer o garoto a dar uma volta com ele e Fabiana, afinal, Tomaz sempre gostou de Renato, e até o chamava de pai durante o tempo em que o vilão era casado com Lívia… assim, ele já tinha um lugar certo para o cativeiro: a casinha do Juvenal em Pedra Santa. Renato havia ido até a casa do lapidador para sondar o lugar, com a desculpa de comprar uma esmeralda para a Fabiana.
Logo, as coisas se complicam… Renato rende Juvenal, e em poucos instantes, Tomaz e o lapidador das minas entenderam o que estava acontecendo: um sequestro. Com o desaparecimento de Tomaz, Lívia e Gael conseguem informações com uma vizinha que viu o garoto saindo com Renato. Então, o desespero toma conta de todos, e só restava aguardar o primeiro contato de Renato para dizer o que queria com aquilo tudo. Quando Renato liga para Clara – “Se você quer o seu filho inteiro, você vai ter que pagar” –, ele faz suas exigências: 100 milhões de dólares em barras de ouro – Mas o que é isso? O Renato queria bancar o Silvio Santos, é isso mesmo? Ele dá um prazo de 24h para lhe darem as barras, se Clara quiser o filho vivo… e, claro, Renato não quer a polícia envolvida. Então, Clara, Lívia, Gael e Patrick estão cada vez mais desesperados e dispostos a dar o que Renato quer. Mas não é tão simples assim retirar uma quantia tão alta do banco sem levantar suspeitas, porque o próprio banco avisaria a polícia federal.
E quando Lívia se dispõe, junto com Gael, a ajudar com dinheiro, Patrick tenta manter a sensatez de todos, porque não se trata de falta de dinheiro – e ele também está disposto a contribuir com sua fortuna para salvar Tomaz. Mas, ainda assim, mesmo que eles dividissem o valor que Renato estava exigindo, a polícia suspeitaria e bloquearia todas as retiradas. Logo, ele quer avisar a polícia mesmo contra a vontade de Clara, porque essa foi uma das exigências de Renato. Então, ele a faz enxergar o óbvio: que aquilo é um sequestro; que é a vida do filho dela que está em jogo; que precisam, sim, avisar a polícia, e pede para que ela confie nele. Assim, Bruno entra na jogada, enquanto Renato está cada vez mais insano e ameaça cortar a orelha de Tomaz para enviar a Clara como um lembrete de que não está brincando – E que atuação maravilhosa de Rafael Cardoso. Me arrepiou aquele olhar desequilibrado do personagem. O Juvenal tenta impedi-lo de cometer essa loucura, mas também é ameaçado por ele. Mas se livra da morte graças a uma ligação da Clara naquele exato momento.
Para ganhar tempo, ela diz que já está comprando o ouro que ele pediu. E ele, então, passa as instruções de como entregar as barras pelo resgate de Tomaz: um encontro na estrada velha de Pedra Santa, e Clara diz que é o Gael quem vai lhe entregar o ouro. Agora, é tudo ou nada. Eles armam um plano, com Gael indo na frente, e Clara, Patrick e a polícia logo atrás. Um plano bem arriscado, ainda mais porque Gael estava contando com o fato de que Renato entregaria seu filho no local. Mas não é isso o que acontece, porque ele não está com o garoto. Renato obriga Gael a transferir as malas com o ouro para o seu carro; toma as chaves do carro dele; o deixa sozinho na estrada velha, e volta para o cativeiro. Mas Gael estava prevendo que Renato faria isso com ele… então, com uma cópia da chave de seu carro, ele segue o vilão junto com a polícia. No cativeiro, Renato descobre que foi enganado, e que de todas as barras contidas nas malas, apenas algumas eram realmente de ouro.
E ele fica ainda mais desequilibrado, querendo cortar de uma vez por todas a orelha de Tomaz – E que agonia essa ideia insana de Renato. Mas Gael entra no cativeiro, e os dois acabam se enfrentando… há discussão entre eles, armas apontadas um para o outro, e a Fabiana desesperada com a fato daquilo ter ido tão longe, com medo de que os dois se matem. Então, ela solta aquele grito, e há disparos dentro do cativeiro, sem vermos quem atingiu quem, de fato. Depois, sabemos que Gael foi a pessoa baleada, e a polícia invade o cativeiro junto com Clara e Patrick, para render Renato – E alguém me explica o que é que o Bruno tinha na cabeça para deixar a Clara se envolver na operação, colocando ainda mais em risco a vida do filho e a dela mesma? É muita incompetência. E é claro que aquilo não poderia dar certo. O Renato acaba rendendo Clara e fazendo-a de refém – Viu só no que deu a Clara envolvida nisso? Assim, Bruno e os policiais são obrigados a se renderem, e quando um deles resolve revidar, Renato atira… ou seja, um a menos na operação.
E é aquele pandemônio, com a Fabiana desequilibrada com tudo o que está acontecendo; com Clara em domínio de Renato; Gael baleado, e Tomaz ainda correndo risco de vida junto com Juvenal. E parece que o mais inteligente de todos é o Patrick, que havia conseguido entrar no cativeiro escondido… ele troca tiros com Renato, e os dois acabam feridos. Por fim, Clara e Tomaz são salvos graças ao Patrick, mas ele e Gael precisam ser submetidos a uma cirurgia para a retirada das balas. E enquanto Gael fica fora de perigo, a situação de Patrick é mais complicada, e o tormento de Clara ainda não acabou. Só que também não dura muito, porque Patrick se salva, é lógico. E ela pode respirar aliviada com ele vivo e seu filho a salvo. Pelo menos esse desespero havia acabado.

MAS E O RENATO?
Eu pensei que tinha sido a única pessoa que não havia entendido o desfecho do vilão. E eu precisei recorrer a internet para saber o que de fato aconteceu com o personagem… e acabei descobrindo que, assim como milhões de telespectadores, ninguém entendeu realmente que fim Renato levou. Ele simplesmente foi esquecido no churrasco, em um desfecho pra lá de relaxado para um dos maiores vilões da trama. O Renato foi aquele vilão que surpreendeu a todos quando sua máscara de bonzinho caiu. Por conta disso, “O Outro Lado do Paraíso” teve uma reviravolta maravilhosa, dando ao roteiro momentos bem interessantes com um novo malvado armando para destruir a protagonista. E um desses momentos foi a volta da insuportável, e dondoca, ex-patroa de Clara – a Fabiana.
Como eu amei esse retorno da vilã ao lado de Renato. Mas quando eu falo que ele foi esquecido no churrasco, eu quero dizer que, depois de toda a trama do sequestro, não se falou mais em Renato; não se soube mais dele; ninguém mais mencionou o personagem, e eu achei um desrespeito com o público. Ele, assim como Gael, Patrick e um dos policiais, havia sido baleado no desfecho do sequestro. E enquanto o roteiro mostrava Gael e Patrick sendo socorridos, esqueceram de avisar se o Renato morreu com o tiro de Patrick, ou se ele se salvou de alguma maneira. E até hoje pode ser que ele esteja por aí, vivo, e esperando, quem sabe, um “O Outro Lado do Paraíso 2” para ressurgir das cinzas. Gente, como assim esquecem de revelar o final de um dos principais personagens? Então, supõe-se que ele tenha morrido. Vamos acreditar que sim. Eu hein, que desleixo.
Até a Fabiana, que era uma vilã bem menos importante que ele, teve um final mais claro – quer dizer, nem tão claro assim. Mas ao menos nós sabíamos onde ela estava: na cadeia. A personagem de Fernanda Rodrigues termina a novela presa. E temos cenas da Fabiana bancando a riquinha mimada e dizendo frases típicas de dondocas enquanto é levada para a cela em meio ao desespero – “Isso está errado. Eu não posso estar aqui. Você sabe quem eu sou? Eu sou Fabiana de Sá Junqueira. Eu sou da alta sociedade. Eu não posso estar aqui. Eu não sou o tipo de pessoa que é presa” (kkkkkkkkk). Mas uma coisinha também me chamou atenção no desfecho da vilã. Pelo que exatamente Fabiana passaria anos na cadeia? Apenas por ter sido cúmplice de Renato em um sequestro? E o crime de ter interditado a avó num hospício, ela pagaria, ou não? O Patrick havia jurado que a colocaria na cadeia por conta disso, mas como não tivemos ele trabalhando no caso, eu presumo que a Fabi só foi presa por ter sido cúmplice de um sequestro mesmo.
Não temos nenhuma cena dela sendo agredida pelas outras detentas quando é jogada na cela. Mas ela também não é bem recebida… então, sabemos que a “patricinha” sofrerá o pão que o diabo amassou lá dentro. Bem, ao menos esse é um final que tivemos a oportunidade de ver. E eu insisto: eu não me conformo com o fim desleixado de Renato. Não me conformo. SE ALGUÉM SOUBER ME DAR UMA EXPLICAÇÃO SOBRE ISSO, POR FAVOR, DEIXE NOS COMENTÁRIOS. Compartilhem comigo o que foi esse final descuidado do vilão.

Para mais postagens de O Outro Lado do Paraíso, clique aqui.

Comentários