Por Tu Amor – Sergio revela sua traição


Sergio é um dos personagens centrais de “Por Tu Amor”, mas isso não significa que entre vilões e mocinhos, ele tenha alguma relevância. Porque definitivamente ele não tem! E eu o vejo como o mais detestável dentre todos os personagens da trama. Logo, fica muito difícil torcer por ele em algum momento da história. Depois de trair Cielo com a própria irmã adolescente dela, Sergio adota um comportamento covarde e canalha – ele prefere esconder da futura esposa a traição com a cunhada, Brisa, por medo de perder sua felicidade com ela. Dessa maneira, Sergio passa a agir como Brisa, sendo um homem totalmente egoísta. Pois assim como a cunhada só pensa na felicidade dela, ao desejar que a verdade venha à tona para ser feliz com ele – quando cria esperanças de que Cielo o abandone ao descobrir tudo –, ele também é igualmente egoísta quando só pensa em sua felicidade, ao decidir não contar nada a Cielo sobre a infidelidade… então, ele quer que seu casamento com ela se realize o mais rápido possível.
É bem verdade que ele está arrependido do que fez, e se sentindo o pior dos homens – por não ter resistido a Brisa, que, como uma adolescente completamente apaixonada, e que escondia uma paixão proibida, se jogou nos braços dele quando surgiu um momento propício para isso –, assim como também é verdade que ele se sente um covarde que continua amando Cielo acima de tudo, mesmo sendo suficientemente egoísta para somente pensar em sua própria “vida feliz” com ela e esconder dela toda a verdade. E é revoltante quando Brisa decide contar à irmã o ocorrido, mas ele a impede de fazer isso. Porque sempre amará Cielo, e não está disposto a perdê-la por algo que ele considera um instante insignificante. Assim, ele faz Brisa sofrer, enquanto também sofre pelo fato de guardar esse segredo e não ter coragem de revelá-lo. E isso é um drama que se estende até ele não suportar mais a própria covardia.
Quando Cielo se sensibiliza com a vida atormentada que Brisa passou a viver – tormento este que ela acha que é porque a irmã está com medo de perder o carinho, a cumplicidade e a companhia de anos que ambas sempre compartilharam, pois Cielo está prestes a se casar e sair de casa para viver sua vida conjugal –, ela promete à irmã que jamais se distanciará dela, e tenta fazê-la desabafar. Porém, sem nenhum sucesso, porque o que perturba Brisa é algo que ela ainda não tem coragem de dizer… assim, a vida de Sergio e Brisa é um martírio, pois eles são culpados de uma traição, sofrem por isso, mas são incapazes de contar a verdade, porque pensam mais em si próprios do que no que Cielo poderá sofrer se souber o que de fato aconteceu. E eles querem ser felizes às suas maneiras: ele, à custa do acobertamento de uma traição, e Brisa, à custa dessa mesma traição sendo revelada, para que consiga ficar com Sergio, não se importando muito com o sofrimento pelo qual a irmã passaria, porque ela pensa que ama Sergio mais do que Cielo.
Mas o rumo das coisas muda parcialmente, porque não conseguindo fazer Brisa desabafar com ela, Cielo aconselha a irmã a ir conversar com Padre Ponciano, o único homem da novela que parece ter sensatez… e eu adoro a forma como ele repreende Brisa por seu ato pecaminoso junto com Sergio – Padre Ponciano não ameniza o tormento dela só por que Brisa está sofrendo, muito pelo contrário, ele é até um pouco severo, quando deixa claro que o que ela foi capaz de fazer contra Cielo foi algo errado, pois “traiu a irmã que sempre se dedicou a ela”. E ele apresenta a melhor solução para o problema: contar a verdade para Cielo, para que não se quebre o vínculo que há entre elas. Então, se inteirando de tudo, ele vai falar com Sergio e aconselhá-lo, como se não soubesse de nada. E ele pede a Sergio que “se houver algo que possa prejudicar a relação dele com Cielo, que ele conserte antes de chegar ao altar”, além de também pedir que “seja sincero e que não esconda nada dela”… assim, a consciência de Sergio pesa, e ele decide contar a verdade.
Porém, a verdade é incompleta. Porque Sergio confessa que esteve com uma mulher, mas não menciona que a tal “mulher” é sua cunhada adolescente. E isso me fez detestar ainda mais o personagem, pois ele deveria ter sido maduro o suficiente para contar a versão completa dos fatos. Assim, ele inventa as desculpas que quase todos os homens dão para esses momentos: “que a mulher com quem esteve não significou nada; que ama Cielo; que os homens têm muitos defeitos” e blá blá blá. E isso é ridículo! Principalmente quando ele, para amenizar a situação e ganhar o perdão de Cielo, coloca a culpa nas “circunstâncias e nos instintos sexuais que o sexo masculino possui”. Por favor, né? Então, Cielo tem uma atitude que eu adoro! Depois de jogar na cara dele que é “muito fácil colocar a culpa nas circunstâncias e nos instintos”, ela dá nome para aquela atitude: “Covardia!”. Porque Cielo também acha muito “fácil ele dizer que a ama, mas ser capaz de traí-la”. E ela ainda o deixa desconcertado, ao fazê-lo refletir como se sentiria se fosse ela quem o tivesse traído. Maravilhosa!
Assim, ela suspende o casamento! Mas daí vem a Mamá Paz com um discurso machista de que os “seres humanos (homens) cometem erros”. E, como se não bastasse, ainda tem a insuportável da Adelaida, a mãe de Sergio, que vai implorar para que Cielo perdoe o filho, porque ele está arrependido, e se ela não o perdoar ele morre (Aff!). E ela chora litros de lágrimas, enquanto, para convencer Cielo, conta que “já passou pela mesma situação com seu marido, e que mesmo assim foi muito feliz com ele”. Inacreditável! E pensar que ainda existem mulheres machistas… então, depois de refletir, o pensamento de Cielo muda, e ela decide ir dar sua resposta sobre o rumo de seu relacionamento com Sergio. E ela o esbofeteia e depois o abraça, dizendo que o perdoa – eu odeio essa atitude imbecil dela. Então, Cielo resolve dar uma nova chance para ele, e pede para que agora haja “sinceridade e respeito entre eles, do contrário, o relacionamento desmoronará”. Até parece que realmente dá para confiar 100% novamente.
Assim, ele jura que não voltará a traí-la… e eles estão felizes novamente! Porém, por bem pouco tempo, pois outra revelação está prestes a sair da boca de Brisa…
Para mais postagens de Por Tu Amor, clique aqui

Comentários